Qual o futuro da política de Senhor do Bonfim- BA?

Após as eleições municipais do ano de 2024, dentro da região do Piemonte Norte do Itapicuru baiano surgiu uma das perguntas mais pertinentes na política local: “Qual o futuro da política de Senhor do Bonfim?

Após a virada do milénio, a partir dos anos 2000, era da ascensão do Partido dos Trabalhadores (PT), a cidade de Senhor do Bonfim-BA ingressava na chamada “onda vermelha”, liderada por uma figura política local que se tornaria com o tempo referencia não somente na região mas em todo o estado da Bahia. Carlos Brasileiro, filiado ao Partido dos Trabalhadores desde 1981, foi prefeito do município de Senhor do Bonfim do ano de 2001 a 2004, depois foi reeleito do ano de 2005 a 2008. Em 2011 foi suplente de Deputado Estadual, assumiu o mandato parlamentar em 16/07/2014, na vaga do deputado João Bonfim e em 2016 foi eleito mais uma vez prefeito do município de Senhor do Bonfim a qual governou de 2017 a 2020.

O grupo fortemente influente, considerado por muitos quase uma oligarquia política, foi surpreendido por um político local nas eleições municipais do ano de 2020, a qual venceu através do voto direto e democrático da população as eleições ao cargo eletivo de prefeito o atual chefe do poder executivo da cidade, Carlos Brasileiro. Com uma margem apertada de 51,52% a 45,33%, uma diferença de 2,324 votos, no dia 15 de novembro de 2020 era eleito prefeito da cidade de Senhor do Bonfim pelo partido Democratas (DEM), Laércio Junior. Dois anos depois nas eleições presidenciais, a cidade de Senhor do Bonfim deu 70% de votos ao partido dos Trabalhadores (PT) para eleger o atual Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

2024, UMA NOVA ERA?

Mesmo com o resultado “pró PT” nas eleições presidenciais em 2022, se tratando da politica municipal, em um período de um único mandato, Laércio Junior construiu uma base eleitoral extremamente forte na cidade baiana, uma vez que diferentemente da última eleição, o resultado foi novamente positivo para o prefeito, porém a margem de votos foi maior, a margem foi de 79,98 % X 19,67 %. Laércio Junior foi detentor de cerca de 32,969 votos, com uma diferença colossal de 24,861 votos em relação ao seu principal adversário, Professor Helder Amorim, candidato pelo Partido dos Trabalhadores.

A incógnita que advém de um resultado tão significativo como este, é o que levou Laércio Junior em seu primeiro mandato ter um aceite tão significativo como este? A mensagem que a população passou no resultado eleitoral se destina a satisfação total da gestão do atual prefeito do munícipio? seria um fenômeno social e não somente político, ou seria receio do retorno de um dos maiores grupos políticos da história de Senhor do Bonfim. Dentro de todos os questionamentos apontados para a busca de explicações para essa vitória singular dentro da cidade, as perguntas mais importantes são:

¹Será o grupo de Laercio Junior a nova referencia política que irá governar a cidade por longos anos assim como em outrora foi o grupo de Carlos Brasileiro?

² O que o grupo de Carlos Brasileiro, representado atualmente por Helder Amorim poderá fazer para recuperar sua força dentro da cidade?

Compartilhe:

Share on facebook
Share on telegram
Share on whatsapp

Leia também: