Jaguarari foi um dos municípios contemplados pelo Projeto Cisternas nas Escolas, iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), em parceria com o Ministério da Educação e a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia (Seades). O projeto tem como objetivo implantar cisternas de 52 mil litros para armazenar água da chuva em escolas que não possuem acesso adequado a água de qualidade.
No município, os Governos Federal e Estadual destinarão mais de R$ 465 mil para a instalação dos equipamentos em 25 escolas da zona rural. Segundo o coordenador geral dos projetos do Serviço de Assistência Socioambiental no Campo e Cidade (Sajuc), Mauro Macedo, o processo de escolha das escolas está sendo conduzido pela Secretaria de Educação e pela Comissão Municipal da Água. “As construções serão iniciadas após as capacitações do corpo docente e da equipe de apoio dessas escolas”, afirmou.
A secretária interina da Educação, Cléia Queiroz, destacou que o número de escolas beneficiadas pode variar. “Caso alguma delas não seja aprovada, poderemos construir até duas cisternas em escolas que tenham espaços maiores”, explicou.
Como o financiamento do projeto será integralmente proveniente da União e do Estado da Bahia, caberá à Prefeitura de Jaguarari fornecer apoio logístico aos pedreiros e à equipe de campo durante as construções.
Fonte: Prefeitura de Jaguarari